Efeito da suplementação em conjunto de beta alanina e bicarbonato de sódio no rendimento esportivo

Efeito da suplementação em conjunto de beta alanina e bicarbonato de sódio no rendimento esportivo

Beta Alanina e Bicarbonato de Sódio no rendimento esportivo - BF Eventos

Os suplementos tamponentes mais populares tanto pela ciência quanto pela comercialização é a beta alanina e o bicarbonato de sódio.

A classe de suplementos tamponantes vem sendo bastante estudada ultimamente. Dos suplementos que fazem parte dessa classe, podemos dividir em intracelular e extracelular de acordo com seus respectivos mecanismos de ação. Os mais populares tanto pela ciência quanto pela comercialização é a beta alanina e o bicarbonato de sódio.

A beta alanina é um aminoácido não proteogênico que pode ser sintetizado de maneira endógena por alguns tecidos do organismo. Porém, sua principal via de administração é pela alimentação/suplementação.

Na nutrição esportiva a suplementação de beta alanina é caracterizada pelo aumento das concentrações de carnosina no músculo esquelético, responsável pelo tamponamento intracelular dos íons de hidrogênio (H+) e consequentemente atardando a acidose muscular. Mas por que suplementamos com beta alanina? A carnosina é um dipeptídeo formado pela própria beta alanina em conjunto com a L-histidina, porém, a beta alanina é o fator limitante para que aconteça a síntese de carnosina. Já é sabido que a suplementação desses dois aminoácidos em conjunto não altera as concentrações de carnosina muscular quando comparado com a suplementação individual de beta alanina.

Suplementação de Bicarbonato de Sódio

Já a suplementação de bicarbonato de sódio é uma estratégia para o tamponamento extracelular. O exercício de alta intensidade produz metabólitos como resultado de reações para a produção de energia (ATP). O acúmulo desses metabólitos no músculo esquelético está diretamente associado com a fadiga muscular. Portanto, o aumento das concentrações de bicarbonato de sódio da corrente sanguínea, aumenta o efluxo desses metabólitos do músculo para o sangue, onde são capazes de serem neutralizados pelo bicarbonato de sódio.

O uso combinado de Beta Alanina e Bicarbonato de Sódio

Portanto, tendo em vista essa teoria da suplementação de tamponantes, o uso combinado de beta alanina (intracelular) e bicarbonato de sódio (extracelular) seria incrível para o rendimento esportivo? Com o objetivo de responder essa pergunta, alguns pesquisadores avaliaram o efeito em conjunto e individual desses suplementos.

Em 2013, um grupo de pesquisadores brasileiros avaliou em atletas de luta (judô e jiu-jitsu) essa hipótese. Os lutadores forem divididos em quatro grupos, sendo eles, placebo; beta alanina; bicarbonato de sódio; beta alanina e bicarbonato de sódio. Após o período de suplementação os resultados mostraram uma melhora de desempenho em testes físicos já no grupo suplementado com beta alanina e bicarbonato de sódio individualmente, porém, um efeito ergogênico aditivo no desempenho do grupo que suplementou em conjunto.

Ainda em 2013, outro grupo de pesquisadores avaliaram atletas de natação com o objetivo de responder a mesma pergunta. A separação dos grupos foi semelhante a do estudo citado acima, porém, a dose de bicarbonato de sódio suplementada foi menor em comparação ao primeiro estudo (0,3g/kg e 0,5g/kg respectivamente). Os resultados encontrados mostraram efeitos ergogênicos para a melhora do rendimento de nadadores tanto no grupo beta alanina quanto no grupo bicarbonato de sódio, porém, diferente do primeiro estudo, sem efeito aditivo da suplementação em conjunto.

A partir daí, foi visto que o efeito ergogênico da suplementação de tamponantes depende do tipo e intensidade do exercício físico realizado. Além disso, a suplementação de bicarbonato de sódio pode gerar alguns desconfortos gastrointestinais, portanto, tanto o bicarbonato de sódio quanto outro suplemento deve ser inserido em meio a uma alimentação equilibrada através do trabalho de um nutricionista.

There are no reviews yet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *