Palestra Felipe Donatto – Estratégias Nutricionais

Palestra Felipe Donatto – Estratégias Nutricionais

O nutricionista Felipe Donatto abordou algumas estratégias nutricionais no SINE São Paulo, visando mudança de composição corporal. Já no início, o nutricionista mostrou vias metabólicas da ingestão de álcool e açúcar e os prejuízos relacionados ao perfil corporal do paciente.

Ainda pensando no atendimento nutricional ao paciente, tendo que vista que atualmente a busca no consultório na maioria das vezes são pessoas buscando alterações de composição corporal, o professor demonstrou a importância da interpretação correta de exames bioquímicos e da avaliação de composição corporal e a influência disso no planejamento dietético.

Voltado à parte do emagrecimento, foi destacada a importância do balanço calórico negativo crônico em conjunto ao exercício físico e quando necessário à utilização de suplementos ou fitoterápicos. Em meio a diversos modelos dietéticos atuais, surge a dúvida de qual teria uma maior eficácia visando o emagrecimento. Dentre um levantamento científico de diversos artigos, o que os autores destacam é justamente uma dieta que tenha um balanço energético negativo, hiperproteica e que seja ideal para cada indivíduo em termos de aderência a dieta. Em outras palavras, a melhor dieta seria a que o paciente consegue seguir por maior tempo.

Outro fator destacado na aula do nutricionista foi a manipulação de nutrientes de acordo com o biotipo do paciente, variando entre endomorfo, ectomorfo e mesomorfo. Porém, todo esse cálculo na maioria das vezes é feito através de equações preditivas, e de acordo com recomendações recentes, a utilização do peso em massa magra aplicados nessas fórmulas, oferece resultados mais próximos da realidade quando comparadas a outras equações.

Além disso, durante a palestra, o professor Felipe Donatto mostrou algumas estratégias nutricionais para atenuar a perda de massa muscular durante o processo de emagrecimento, dentre essas estratégias, a adequação proteica com valores acima das recomendações das diretrizes brasileiras, parece evitar com que o paciente perca massa magra durante o processo de emagrecimento e priorize a oxidação de gordura corporal.

Por fim, o nutricionista mostrou exemplos práticos de como transformar os valores obtidos através desses cálculos em alimentos e quantidades, visando à prescrição dietética adequada.

Por: Pedro Perim

, , ,

There are no reviews yet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *